top of page
  • Thallyta Mesquita

A planta Repensar

Na edição anterior da revista LuSofia, a Dra. Silvia Castañera ofereceu recomendações para cuidar da saúde mental nos tempos particulares pelos quais atravessamos nesta pandemia. A partir dessa leitura, Thallyta Mesquita, aluna da ENS en Lenguas Vivas “Sofia Spangenberg”, compartilha uma reflexão interessante e nos convida a “repensar” algumas lições que essa trilha nos deixou.

 

A planta Repensar

Por Thallyta Mesquita


A pandemia está sendo um tempo extremamente difícil, isso ninguém pode negar. O medo de se contagiar, ou pior ainda, o de contagiar alguém, o isolamento social e a obrigação de fazer das paredes da sua casa seu abrigo, seu escritório, seu consultório médico e/ou psicológico, e a lista poderia seguir, têm sido alguns dos itens da nossa difícil nova realidade. Mas eu me atrevo a dizer que dentro de todo o feio e “macabroso” dessa pandemia, algo lindo nasceu. Poderíamos dizer também que rebrotou. Se eu pudesse dar um nome a essa plantinha que está crescendo em meio a este terreno pisado, seu nome seria Repensar. Ela está crescendo em cada um de nós como indivíduo e como sociedade.


Se alguém nos perguntasse há dois anos o que nós gostaríamos de ter, com certeza os pontos citados seriam diferentes ao que anelamos hoje. Coisas como ter a liberdade em caminhar por um parque sem a necessidade de uma máscara, poder ir almoçar com a família na casa dos avós em um fim de semana, abraçar um amigo, ver sua mãe, talvez não estariam nas primeiras opções da nossa lista nesse tempo. Mas hoje como valorizamos isso! Como sentimos falta! Então a plantinha Repensar nos coloca em questão: o que é mais importante na vida? Não sei se tínhamos parado para repensar o ritmo e as prioridades que tínhamos antes. Mas esse momento feio na história da humanidade nos mostra como o simples é necessário e anelado.


Também tivemos que repensar o modo de trabalho. Muitos trabalham desde suas casas 24 horas por dia, tem que se dividir em mil funções (esposa/o, mãe/pai, profissional, cozinheira, médica), além de ter que passar o dia conectado a um computador, o que não era a realidade de muitos antes. Mas a plantinha Repensar aparece novamente e nos faz reavaliar nosso método de trabalho. O próprio nome “método” já traz em si algo estruturado. Como diz a Dra Silvia Castañera (2021) em seu artigo “Volviendo a pensar(nos)” (pensando novamente) “esse é um ótimo momento para desafiar nossa rotina cotidiana em qualquer âmbito”. Estamos tendo que aprender novas maneiras de realizar nosso trabalho, o que nos inspira criatividade e superação. Também estamos tendo que modificar nossa agenda de um modo que possa encaixar nossas responsabilidades e cumprir com prazos. Mas além disso também estamos tendo que aprender a escutar nosso corpo e mente e a nos colocar limites, priorizando nossa saúde mental e física. Estamos aprendendo que nem tudo se resume a viver para trabalhar.


A planta Repensar nos ajuda, como último ponto analisado neste artigo, a reaprender o empatizar. Pela própria rotina estávamos muito metidos nos nossos próprios assuntos. O que acontecia em outro estado, país ou continente estava muito distante. Mas a pandemia também globalizou o dividir. Juntos ansiamos pelo dia em que vamos voltar a nossa “realidade”. Juntos ansiamos pela tão sonhada vacina. Estamos tendo que nos esforçar em “buscar não somente os nossos próprios interesses, mas também os interesses dos outros”, como disse um escritor dos tempos bíblicos. Se colocar no lugar do outro é algo inato no ser humano, mas me atrevo a dizer que não utilizávamos de um todo essa nossa habilidade. Não digo que a razão seria o egoísmo, mas justamente a correria não nos dava o tempo necessário de parar e pensar. E agora mais que nunca vemos a necessidade de uns dos outros e do apoio mútuo.


Posso concluir que sim, a tal planta tem brotado algumas lindas flores. E ela nos faz relembrar que o ser humano tem a incrível capacidade de se adaptar a desafios inesperados. Não somos para nada gratos pela pandemia, vale ressaltar. Mas estamos tentando, de todo o mal causado, aprender uma lição importante. A planta Repensar nos tem ajudado a relembrar o que é mais importante na vida, a nos reencontrar no nosso trabalho tendo que buscar novas maneiras de fazê-lo e também tem nos ajudado a empatizar com a dor e a alegria do outro. Obrigada plantinha por crescer no nosso jardim de chão batido, duro e seco e por trazer beleza a esse terreno feio e espantoso da pandemia.

 

Castañera, Silvia. LuSofia Nro 8. Julho de 2021

0 comentarios

Entradas Recientes

Ver todo
bottom of page