top of page
  • Foto del escritorrevistalusofia

Debate com mate: poliamor ou monogamia?


No passado setembro foi realizado no Lengüitas o primeiro “Debate com mate”. O encontro teve como propósito convidar à comunidade de estudantes e professores de português a compartilhar uma merenda e debater sobre um assunto que fosse polêmico e interessante.

Assim, batemos papo em base ao interrogante “poliamor ou monogamia?”. O resultado foi um encontro carregado de diversidade de argumentos e pontos de vista.


É difícil abandonar os preconceitos, mas através do diálogo é possível ver que eles são produto do desconhecimento e o receio. No debate com mate compartilhamos opiniões carregadas de diferentes histórias e subjetividades. A proposta desenvolvida pela professora Rosanne, a diversidade de experiências -e logicamente, o "mate" à argentina-, foram a combinação perfeita para criar um clima de conversa rico e divertido. Francamente, não posso dizer que tenha atingido uma opinião clara do assunto, mas sem dúvida, o encontro foi uma fonte de inspiração de empatia e respeito.


Espero que possamos ter muitos encontros como este no Lengüitas. Meus parabéns e agradecimentos às professoras e estudantes que participaram!

A seguir, compartilhamos a sequência elaborada pela professora Rosanne Nascimento, a partir da qual foi realizada a moderação do debate.

Ignacio Spina, professor de Língua Portuguesa 4.


 

Sequência do debate


Atividade 1

Abrimos a temática a partir de algumas perguntas:

Conte um pouco sobre você: 1. Tem alguma paixonite no momento? 2. Você já esteve profundamente apaixonade? 3. Qual foi o relacionamento mais longo que você teve? 4. Já mudou por alguém? 5. Como é a relação com o/a ex? i 6. Já foi traíde? 7. Já traiu? Sente arrependimento? 8. Namoraria alguém com fama de “pular a cerca”? 9. O que é mais importante num relacionamento? 10. O que você prefere: namorar ou ficar? 11. Acredita em “dar um tempo” num relacionamento? 12. Se arrepende de ter feito ou dito algo no seu relacionamento anterior?

Atividade 2

Realizamos o teste "Sua natureza é monogâmica ou poligâmica? Você é feliz e se satisfaz com um único relacionamento?"

Reflita sobre a questão, faça o teste e veja a resposta.​ 1. Você já se apaixonou por outra pessoa fora do seu relacionamento? A. Não. Quando você ama alguém de verdade o sentimento é único B. Não aconteceu comigo, mas nunca digo nunca. Acho que é possível, dependendo da situação C. Facilmente posso amar uma pessoa e me sentir atraído por outra. Às vezes pode sair do controle 2. Você tem um relacionamento, mas conheceu uma pessoa que tem tudo a ver com você. O que você faz? A. Vejo no que vai dar. Já me relacionei com duas pessoas, mas meu cônjuge não soube. B. Conheceria melhor a pessoa. Se fosse possível, eu ficaria com as duas pessoas, se elas concordassem. C.Evito me envolver com a pessoa. A gente já sabe no que vai dar e ninguém vai sair feliz no final 3. Você vê a pessoa com que você namora abraçada com outra pessoa. O que você faz? A. Fico curioso em saber quem é a pessoa e decido conhecê-la B. Fico furioso e dependendo da situação armo um barraco C. Nada. Se eu vejo que ela está feliz ali eu fico feliz também 4. Você gosta de estar num relacionamento?​ A. Eu gosto de ter uma coisa mais séria, mas não deposito minha felicidade numa só pessoa B. Eu gosto de ter alguém fixo, mas também curto um sexo casual C. .Gosto de ter uma pessoa que estará sempre ali para tudo o que eu precisar 5. Seu (sua) parceiro (a) vai sair. Você pergunta aonde ele (a) vai? A. Nós basicamente só saímos juntos. Somos como um só B. Não. Cada um tem sua própria vida. Aproveitamos o tempo que temos juntos C. Às vezes sim, às vezes não. Não me incomodo em ser preterido, até porque também faço isso às vezes Resultado do seu teste: A) Sua natureza é totalmente monogâmica. Pra você monogamia não rima com monotonia. B) Você ainda não decidiu. Está pesando as opções que tem. Enquanto isso... C) Sua natureza é totalmente poligâmica. O poliamor é um relacionamento aberto, que prevê liberdade, mas também responsabilidade. E você entende perfeitamente esse conceito, o que é o primeiro passo para começar a praticá-lo.

Atividade 3

Organizados em grupo, debatam os seguintes questionamentos:

1. Nos países onde a poligamia é aceita, só​ pode existir a equação {1 homem + “x” quantidades de mulheres}? ​ É justo?​ 2. Diferenças e semelhanças entre a poligamia e o poliamor. 3. A sexualidade e a religião. 4. Qual é a natureza humana? 5. Laranja ou tangerina? 6. Qual é a origem do poliamor e da monogamia? 7. Quais são os tipos de relacionamento no poliamor?

Atividade 4

Consultório sentimental. Entre todos, analisamos alguns depoimentos e pensamos conselhos que daríamos para cada situação...


Situação 1:

Minha namorada está me traindo. O que faço? Ela esfriou comigo e alguns amigos diziam que ela estava me traindo, não acreditei, mas uns dias atrás ela me acompanhou até a academia e lá chegando pude notar certos olhares dela para outro homem. Eles já se conheciam e começaram a conversar intimamente ou isso parecia, pois estavam próximos demais e algum tempo depois ela deu um beijo no rosto dele e foi embora sem me dizer nada. Eu não sei mais o que fazer. Por favor, me ajudem!! Devo terminar? Tentar mudar as coisas? – Anônimo

Situação 2: Não consigo esquecer!

Sou casada e há quatro anos sou apaixonada por outra pessoa. Amo o meu marido, ele é um tesouro para mim, temos um filho que é muito feliz. Enfim, uma linda família. Tudo muito belo se não fosse a paixão que sustento há quatro anos por outra pessoa, ele sabe que sou apaixonada por ele, já tentou um encontro, mas eu não quis e ele cortou o contato comigo. Já tentei de todas as formas esquecê-lo, contudo não consigo. Alguém, por favor, me dê uma palavra, algo que possa acalentar o meu coração, pois ando sofrendo muito com isso. – Regina

Situação 3: ​ Não consigo me relacionar com ninguém!​

Tenho 32 anos e até hoje não tive um relacionamento sério. Só consigo ficar de vez em quando, mas não dura muito. Quando eu gosto de uma mulher, eu me apego, mas nunca há reciprocidade. Não sei o que fazer para me tornar mais interessante. Sou atencioso, legal, tenho carro, trabalho, mas não ganho muito. Até mudei o corte do meu cabelo, deixei ele mais moderno. Infelizmente não sou muito bonito, mas eu sempre ando arrumado. Não tenho amigos e nunca tive uma namorada. Me sinto sozinho demais. O que posso fazer para melhorar minha vida? O que fazer para uma mulher gostar de mim de verdade? – Luis Antônio

Situação 4: Trisal da Ponte Aérea

A é casado com B. Eles moram em Guarulhos e começaram a namorar C, que é uma professora universitária carioca. Os três se relacionam. E o que não falta é carinho e um tanto de negociação. Por causa do preconceito, não querem revelar suas identidades. Eles afirmam que o pior é o preconceito. Não com o homem, quem sofre é a mulher. A sociedade é machista.​ “Nunca ninguém me falou nada pelo fato de minha mulher sair com outros homens, mas para ela sim. O que podemos fazer para não ter nossa relação afetada por isso?”. ​– Anônimes

0 comentarios

Entradas recientes

Ver todo
bottom of page