Larissa Da Silva Dias e Manoele Mendes da Silva, alunas do Curso Superior de Formação de Professores de Português da ENS Sofia Sparngenberg, compartilham nesta entrevista à escritora Ana Paula Souza Filgueiras uma fonte de força e inspiração para estudar e atingir os objetivos propostos.
Entrevista à escritora Ana Paula Souza Filgueiras
Larissa Da Silva Dias & Manoele Mendes da Silva
Nesta ocasião, estaremos apresentando um pouco do bate-papo que tivemos com a escritora, poetiza e contista Ana Paula Souza Filgueiras, a qual tivemos o imenso prazer de receber em nossa Instituição.
“A gente tem que acreditar primeiramente na gente, ainda que seja difícil”
E ela acreditou, não desistiu nem nos momentos mais conturbados de sua empreitada no mundo das letras.
Ana Paula é escritora, poetiza e contista. Nascida no interior do estado do Rio de Janeiro, em um município chamado Carapebus que está situado há um pouco mais de 200 km da capital Carioca.
Ana Paula iniciou seus primeiros passos ainda muito cedo no universo das letras. Sempre muito estudiosa, seu potencial voltado para a Literatura não demorou muito em ser evidenciado, aos 13 anos de idade, no Colégio Cenecista Antônio Augusto da Paz, em sua cidade natal, alguns professores perceberam nela uma certa intimidade com a escrita. Desde então, elas não se abandonaram mais. Começou a participar de Concursos de Poesia em sua cidade e em cidades vizinhas, sempre incentivada pelo âmbito escolar. Uma vez mais a educação provando que é Fundamental, Essencial e Transformadora.
Ana Paula escreveu seu primeiro poemário no ano de 1999, “Tempos Morenos”. Anos mais tarde, participou da Agenda Literária 2009/2010 e 2010/2011, promovida pela Oficina de Editores através da APPERJ (Associação de Poetas Profissionais do Rio de Janeiro). Em 2012 representou os municípios de Carapebus, Quissamã e Macaé com o poema “Um Coração, três pulmões!”, na Bienal Internacional do Livro de São Paulo e seu segundo livro “Lacunas”, na bienal de Campos/RJ no mesmo ano. Já seu último livro, “Uma viagem ao Mundo dos Versos e das Letras” em 2016, pela Scortecci Editora Literatura Infantojuvenil. Neste último trabalho, Ana Paula contou com as parcerias de Angélica Gomes, professora de Artes Plásticas que ilustrou o livro, e de Érica Maria Peroba, professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, quem foi a responsável pela correção do mesmo.
No ano de 2019 contamos com a presença da escritora em nossa Instituição de Ensino, onde participou de nossa Jornada anual, deu a conhecer um pouco mais de seu trabalho genuíno e sua história de vida.
Sua trajetória não foi fácil, como ela mesma retratou na entrevista que nos concedeu, mas jamais desistiu. Uma vez que, descobriu-se, de fato, escritora e consolidou tal ideia, correu atrás, incessantemente, de Apoios Culturais, Patrocinadores, até conseguir publicar seus livros, graças à sua Determinação, Coragem e, com toda certeza, Talento.
Nossos sinceros agradecimentos à escritora Ana Paula Souza Filgueiras que gentilmente nos concedeu esse momento prazeroso que não foi, pra nós, apenas uma entrevista onde soubemos mais sobre seu trabalho e vida, mas sim, um bate-papo, uma troca que fluiu naturalmente. Gostaríamos de agradecer também às professoras Angélica Gomes e Érica Maria Peroba que também estiveram presente na entrevista e puderam esclarecer sobre suas participações no processo de criação do livro “Uma viagem ao Mundo dos Versos e das Letras”, e à nossa estimada professora Graciela Vidal que nos envolveu nesse projeto desafiador.
A seguir, compartilhamos um trecho da entrevista:
Comments