Ensino da língua e da cultura do Brasil para estrangeiros: pesquisas e ações
- Natalia Perrotat
- 19 jun
- 1 Min. de lectura
Actualizado: 20 jun
"A língua reflete a história, os costumes e os valores de um povo. Entendê-la ajuda a interpretar expressões idiomáticas, formas de comunicação e referências culturais que podem ser difíceis de compreender apenas pelo estudo gramatical."
Ensino da língua e da cultura do Brasil para estrangeiros: pesquisas e ações
Por Natalia Perrotat*
Durante o percurso da disciplina “Língua Portuguesa II” , do Curso Superior de Formação de Professores de Português, um dos aspectos mais trabalhados do Brasil é a Cultura e a sua relação com a língua.
A língua reflete a história, os costumes e os valores de um povo. Entendê-la ajuda a interpretar expressões idiomáticas, formas de comunicação e referências culturais que podem ser difíceis de compreender apenas pelo estudo gramatical.
Quando ensinamos um idioma com conhecimento cultural, é possível transmitir não somente regras linguísticas, mas também contexto social, ajudando os alunos a falar de maneira mais natural e apropriada.
Explorar festas como o Carnaval, Festas Juninas ou hábitos cotidianos pode despertar o interesse dos alunos de todas as idades e tornar o ensino-aprendizagem mais dinâmico.
Por tudo isso, e como instância de Exame Final da disciplina antes nomeada, decidi trabalhar o tema “Ensino da língua e da cultura do Brasil para estrangeiros: pesquisas e ações”, da autora Norimar Júdice. O registro desse trabalho é compartilhado nesta publicação.
Comments