top of page
Natalia Perrotat

A experiência do Sarau da Língua Portuguesa

O evento promovido pela ENS en Lenguas Vivas "Sofía B. de Spangenberg" tem o intuito de promover e divulgar a cultura e língua portuguesa, foi uma das celebrações organizadas pelo projeto "Cultura em Movimento", que tem a finalidade de promover e divulgar a cultura y língua portuguesa por meio de atividades que envolvam o movimento, as sensações e a participação ativa das pessoas. Neste artigo, Natalia Perrotat, apresenta sua experiência nas atividades em que ela participou, que podem oferecer um guia para quem quiser organizar estes encontros com seus estudantes.

 
A experiência do Sarau da Língua Portuguesa

Por Natalia Perrotat*

No dia 5 (cinco) de maio do ano de 2023, Dia da Língua Portuguesa, teve lugar, na Escola Normal Superior em Línguas Vivas “Sofia Broquen de Spangenberg” o SARAU da Língua Portuguesa, o qual foi organizado pela equipe de professoras que coordenam o Projeto “CULTURA EM MOVIMENTO” e contou com o apoio e participação das autoridades alunos e professores das diferentes cátedras e níveis educativos da escola. O objetivo do evento foi levar parte da cultura dos diferentes países que têm o Português como Língua Oficial ao público em geral. A jornada foi aberta para todos aqueles que tivessem vontade de participar da mesma.


No meu caso, tive duas participações nas diferentes atividades que se ofereceram no Sarau: uma se tratou da leitura de uma poesia de uma escritora de São Tomé e Príncipe (para a cátedra “Cultura dos Povos de fala portuguesa I”)


Momento da Leitura das diferentes poesias organizado pela professora Fernanda de Souza Tomé.



A segunda participação tratou-se da música “Jerusalema” (versão brasileira), canção de origem angolana que se fez famosa no mundo a partir da pandemia pela COVID-19. Participei nesta atividade dançando com as crianças da sexta série do Ensino Fundamental da escola com as quais ensaiamos durante vários dias prévios. Para armar esta apresentação, trabalhei em conjunto com as professoras Rossane Nascimento (Língua Portuguesa III) e Mascima Zampini Palacios (Oficina V). No dia do evento, antes de as crianças dançarem, foram repartidas várias cópias com a letra da canção e comentei um pouco com as famílias que vieram ao evento qual era a história da música “Jerusalema”, que é a seguinte:


"Jerusaléma" é uma canção do DJ e produtor musical sul-africano Master KG com a vocalista sul-africana Nomcebo Zikode. A animada canção foi lançada inicialmente em 29 de novembro de 2019, depois de ter obtido uma resposta positiva online, com um videoclipe lançado em 21 de dezembro. Tornou-se viral em meados de 2020, ganhando reação Global devido ao #JerusalemaChallenge.


A dança 'Jerusalema' foi, no entanto, criada por um grupo de amigos em Angola que fez um vídeo com os passos ainda antes de serem decretados períodos de confinamento em todo o globo, em meados de fevereiro.

A dança, cujos passos são muito fáceis, depressa ganhou adeptos em Portugal, que se tornou plataforma de lançamento para a 'moda' a nível mundial. "É uma dança do povo de Angola, que Portugal seguiu e depois se tornou viral a partir desse ponto", explica Master KG.


A coreografia, que permite que os dançarinos nunca tenham contacto e mantenham a distância de segurança, passou por Portugal e tornou-se num fenómeno mundial, sendo um hino à esperança no combate à pandemia de Covid-19 que assolou o mundo. A letra leva uma mensagem de fé e esperança aos cinco continentes. Na letra da música, Master KG lembra que nosso destino é a cidade celestial de que nos aproximamos em nossa busca de comunhão com Deus.



Momento no qual a professora de Teatro, Ana Terra, realiza a atividade final junto com professores e alunos (também participaram desta atividade alunos da carreira de Tradutores de Inglês).



Professores e estudantes do Curso Superior de Formação de Professores participantes do Sarau da Língua Portuguesa.

 

* Natalia Perrotat é aluna do Curso de Formação Superior de Professores de Português na ENS "Sofía B. de Spangenberg" e docente de língua portuguesa em escolas de ensino fundamental.




0 comentarios

Entradas Recientes

Ver todo

Comments


bottom of page