top of page
Natalia Perrotat

FESTA JUNINA um projeto de integração e divulgação cultural

O evento promovido pela ENS en Lenguas Vivas "Sofía B. de Spangenberg" tem o intuito de promover e divulgar a cultura e língua portuguesa, foi uma das celebrações organizadas pelo projeto "Cultura em Movimento", que tem a finalidade de promover e divulgar a cultura y língua portuguesa por meio de atividades que envolvem o movimento, as sensações e a participação ativa das pessoas.

 
FESTA JUNINA um projeto de integração e divulgação cultural

Por Natalia Perrotat*

No dia 23 de junho do presente ano, às 19 horas, teve lugar a Festa Junina 2023 na Escola Normal Superior em Línguas Vivas “Sofía Broquen de Spangenberg”.

O evento, organizado pelas docentes das diferentes cátedras do “Curso Superior de Professores de Português“, contou com a participação de alunos de diferentes anos da carreira e do Ensino Fundamental da instituição. Além disso, foi uma atividade aberta a toda a comunidade como uma maneira de dar a conhecer o idioma português e a cultura brasileira.


A celebração das Festas Juninas teve lugar no ginásio da escola e até foi criado um nome para o arraial: “Arraiá da Dona Sofia”, no qual não faltaram as comidas, brincadeiras, música ao vivo e danças típicas destes festejos. Também todos os participantes foram convidados para vestir roupa caipira, como é costume nesta celebração. Como a proposta foi aberta para toda a comunidade, estiveram presentes, também, alunos do Curso Superior de Tradutores de Inglês, que participaram muito alegremente de algumas das danças da festa.


Alguns dos momentos das danças típicas, no qual docentes e alunos das carreiras de Português e Inglês participaram juntos de um lindo momento.


Os alunos da 5ª. série do Ensino fundamental da escola dançaram forró: junto com a professora, Mascima Zampili, fizeram uma coreografia utilizando a música do vídeo “Lari Baby: Festas Juninas”, enquanto os alunos da 6ª. série interpretaram uma adaptação da peça de teatro “Bumba meu boi” (O Boi Bumbá... (recantodasletras.com.br). Como aluna das disciplinas Oficina 5 e Língua Portuguesa 3 (e já que a equipe de professoras trabalhou em conjunto para a organização do evento) tive a possibilidade de participar dos ensaios das crianças de ambas séries durante as semanas prévias ao evento. Desejo destacar que isso foi para mim uma experiência mais que enriquecedora dentro da minha prática docente.



Bolo de cenoura, pé de moleque, pipoca e canjica foram algumas das comidas típicas que estiveram presentes nas celebrações, muitas delas preparadas de maneira caseira por professoras, pais e alunos.

Algumas das comidas típicas compartilhadas nas Festas Juninas


Docentes e alunos do Curso Superior de Professores de Português participantes das celebrações das Festas Juninas.

A duração do evento foi de duas horas durante as quais a comunidade da instituição desfrutou de uma das maiores festividades da cultura brasileira. Este evento faz parte do Projeto “Cultura em Movimento”.


É importante dizer que, nesse mesmo dia às 18 horas, teve lugar outro projeto: O “Debate com mate”, organizado pela professora Rosanne Nascimento e cujo tema foi “Os papéis de gênero no Casamento na roça”, a fim de introduzir a temática das Festas Juninas realizadas na nossa escola (1).


Tomara que tenhamos muitas mais festas e acontecimentos como esses!

 
 

* Natalia Perrotat é aluna do Curso de Formação Superior de Professores de Português na ENS "Sofía B. de Spangenberg" e docente de língua portuguesa em escolas de ensino fundamental.




0 comentarios

Comments


bottom of page