Mariela Palmieri compartilha as atividades desenvolvidas no Curso Superior de Formação de Professores, no marco das Oficinas de Observação e Práticas no Nível Inicial, com crianças de 5 anos.
O tema que aborda nos presentes planos de aula é: Partes do corpo humano
Proposta Pedagógica: Partes do corpo humano
Por Mariela Palmieri
PLANO DE AULA
NÍVEL: N1
TURMA: Primeiro Ciclo - SALA Verde (o mesmo planejamento se repetirá na SALA Vermelha da mesma escola).
TEMPO: Duas aulas de uma hora cátedra cada uma (80 minutos totais).
TEMA: "Partes do corpo humano".
ÁREAS DE EXPERIÊNCIA:
● A VIDA PESSOAL E SOCIAL - Eu e os outros, descrição e informação: partes do corpo humano.
● O MUNDO DA IMAGINAÇÃO E DA CRIATIVIDADE – A literatura infantil: cantigas de roda. Música: canções.Jogo: Brincadeira da tampinha.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA:
PROPÓSITOS:
● Possibilitar oportunidades de conhecer vocabulário específico sobre o tema abordado e que possam desenvolver a oralidade na LE.
● Oferecer um espaço de expressão em relação ao tema proposto: as partes do corpo em LE.
● Possibilitar o desenvolvimento de capacidades de socialização entre colegas.
OBJETIVOS:
● Que os alunos consigam compreender e produzir vocabulário novo na LE.
● Que os alunos possam desenvolver e melhorar suas capacidades motrizes necessárias no contexto da sala de aula.
● Que os alunos possam conhecer vocabulário específico relacionado às partes do corpo humano.
● Que os alunos possam identificar as partes do seu próprio corpo.
CONTEÚDOS:
● Novos.
RECURSOS:
● Uso de canções, fantoche, folhas, lápis, dados feitos de papelão, formiguinhas feitas de material reciclado, tampinhas plásticas, etc.
LINGÜÍSTICA:
● Gramática: Trabalharemos a formação e a flexão de verbos regulares Presente do Indicativo, como por exemplo: Ser, estar, ter, fazer, etc.
● Léxico: Palavras referentes aos diversos campos que contenham a escola, as partes do corpo, a música. Por exemplo: “sala”, “nome”, "mão", “pé”, “ olho” ,"fantoche", "roda", etc.
● Fonológico: A pronúncia e entoação das palavras aprendidas. Por exemplo: a nasalidade final de “mão”, "canção", "apresentação”, etc. A pronúncia do “r” início de palavra, como por exemplo em ''repolho ``. Pronúncia da sílaba “di” como fonema africado, na palavra “ sacudi”.
● Pragmático: O uso e a prática de vocabulário específico do tema.
● Sociocultural: Compreender e valorizar o trabalho dos outros.
Desenvolvimento das atividades
AULA 1: “O meu corpo”
Atividades presenciais (40 min.)
Os estudantes da Sala de 5 anos do Jardim de crianças se encontrarão na escola com a estagiária Mariela Palmieri às 13:05h para começar a aula de Português. A estagiária repartirá folhas ou material para fazer atividades. Além disso, as crianças levarão para suas casas os trabalhos.
Atividade 1: (Compreensão oral / expressão oral) 5 minutos.
Para começar a aula, a estagiária começará dirigindo-se aos alunos: “Boa tarde, crianças! Como vocês estão? Vocês se lembram de mim? Eu sou a professora Mariela Palmieri e vamos trabalhar juntos, está bom?". Depois começará uma canção para todos juntos formarem uma roda sentando-se no chão para começar a aula. Para isso, convidará a eles, gesticulando, que façam uma roda cantando a seguinte música: “Vamos fazer uma roda, redonda, redonda, redonda”, duas vezes, para que as crianças possam se orientar.
Atividade 2: (Compreensão oral / expressão oral) 10 minutos
Logo depois, aproveitando que todos estão no chão em roda, a estagiária cantará a seguinte música, enquanto acompanha cada palavra com um gesto determinado convidando os alunos para que imitem: “Ondas que vêm, ondas que vão, oi meninos como estão?", duas vezes. Uma vez feito isso, falará para os alunos: “Quem está faltando aqui na sala de aula?” esperará resposta dos alunos e se for preciso dirá: “Um amiguinho que vocês já conhecem, né? “Depois que as crianças falarem o nome do fantoche (Javier ou Raúl, dependendo da sala) a estagiária perguntará: Onde é que ele está? Os meninos responderão: na sacola, e se alguém falar em espanhol “bolsa” a estagiária aproveitará a situação para relembrar vocabulário.
Logo depois dirá para os alunos que tem que acordar o fantoche. Após isso, a estagiária pegará a sacola enfeitada, colocará sua mão dentro e tirará daí o fantoche ao mesmo tempo que fará um som para dar a sensação de que ele está acordando. O fantoche acordará e muito contente dirá: Oi Mariela! Oi crianças! Como vocês estão? A estagiária responderá e olhará para as crianças dando tempo a eles para também poderem responder. O fantoche continuará falando: Eu estou muito feliz ! Vocês sabem por quê? A estagiária responderá: eu não sei, e pedindo participação dos alunos perguntará: Vocês sabem porque o Javier/Raúl está feliz? Os alunos responderam o que quiserem. O fantoche dirá: Eu estou muito feliz, muito feliz, porque…. HOJE VAMOS CANTAR! Tenho uma nova canção muito linda para compartilhar com vocês! Cantamos juntos, me ajudam?
Atividade 3: (Compreensão oral / expressão oral) 15 minutos
O fantoche começa a cantar:
“Fui ao mercado comprar café
E a formiguinha subiu no meu pé
Eu sacudi, sacudi, sacudi
Mas a formiguinha não parava de subir
Fui ao mercado comprar batata roxa
E a formiguinha subiu na minha coxa
Eu sacudi, sacudi, sacudi
Mas a formiguinha não parava de subir
Fui ao mercado comprar gerimum
E a formiguinha subiu no meu bumbum
Eu sacudi, sacudi, sacudi
Mas a formiguinha não parava de subir
Fui ao mercado comprar melão
E a formiguinha subiu na minha mão
Eu sacudi, sacudi, sacudi
Fui ao mercado comprar repolho
E a formiguinha subiu no meu olho
Eu sacudi, sacudi, sacudi
Mas a formiguinha não parava de subir
Também tem que dançar enquanto cantam.
Após essa atividade, a estagiária convidará os estudantes a cantar mais uma vez, mas desta vez lhes dará uma formiguinha feita de material reciclado, a qual usarão para ir indicando as partes do corpo que irá nomeando a canção.
Atividade 3: (Compreensão oral e escrita ) 5 minutos
Uma vez realizada essa atividade, a estagiária convidará os estudantes para ir às mesinhas e dará uma folha a cada um, onde poderá desenhar as partes do corpo que aparecem na canção.
Atividade 4: (Compreensão oral / expressão oral ) 5 minutos
Antes de se despedir, a estagiária convocará para que as crianças façam novamente a roda, onde cantarão a mesma música do começo, enquanto acompanha cada palavra com um gesto determinado, mas com uma mudança no final “Ondas que vêm, ondas que vão, tchau meninos, até mais" e desejará a eles uma boa tarde.
AULA 2: “Continuamos conhecendo nosso corpo”.
Atividades presenciais (40 min.)
Os estudantes da Sala de 5 anos do Jardim de crianças se encontrarão na escola com a estagiária Mariela Palmieri às 13:05h para começar a aula de Português.
Atividade 1: (Compreensão oral / expressão oral) 5 minutos.
Para começar a aula, a estagiária começará dirigindo-se aos alunos: “Boa tarde, meninos! Como vocês estão? Depois começará uma canção para todos juntos formarem uma roda sentando-se no chão para começar a aula. Para isso, convidará a eles, gesticulando, que façam uma roda cantando a seguinte música: “Vamos fazer uma roda, redonda, redonda, redonda”, duas vezes, para que as crianças possam se orientar.
Finalmente, apresentará a estagiária Zulma Olmedo e falará para as crianças que na próxima sexta-feira ela estará dando a aula de Português.
Atividade 2: (Compreensão oral / expressão oral ) 20 minutos
A seguir, a estagiária mostrará a “sacola mágica” e falará: “Está novamente com a gente alguém muito especial. Vocês se lembram dele? Isso mesmo! Nosso amigo Javier/Raúl (dependendo da sala). Logo contará para os alunos que tem que acordar o fantoche. O fantoche acordará e dirá ; “Oi Marie ! Oi meninos! Como vocês estão? Dormi tanto que não lembro que dia é hoje….Alguém sabe? Que dia é hoje? Que bom, adoro as sextas-feiras! Amanhã será sábado, né? Tenho uma ideia para hoje: “Vamos brincar todos juntos?” Então, a estagiária com ajuda do fantoche colocará uma tampinha plástica no chão, na frente de cada criança, explicando que deixem a tampinha lá sem mover e explicará que o jogo consistirá em ir colocando as mãos na parte do corpo que o fantoche irá falando, mas quando o fantoche falar “tampinha” eles deverão colocar rapidamente suas mãos na tampinha. É importante estarem atentos ao comando do fantoche.
A seguir a estagiária lhes proporá continuar jogando, mas desta vez o fantoche irá descansar e quem dirá a parte do corpo que deverão indicar será cada aluno jogando um dado grande com imagens do corpo humano e também um dado menor, neste ùltimo um dos lados do dado tem o signo de pergunta, então ao sair isso eles deverão dizer qualquer parte do corpo que lembrarem, mas…obviamente em português.
A estagiária dará a cada estudante uma folha em branco para se desenhar de corpo inteiro.
Atividade 4: (Compreensão oral / expressão oral) 5 minutos
Antes de se despedir, a estagiária convocará para que as crianças façam novamente a roda, e junto com as formiguinhas, cantarão a mesma música do começo, enquanto acompanha cada palavra com um gesto determinado, mas com uma mudança no final “Ondas que vêm, ondas que vão, tchau meninos, até mais" e desejará a eles uma boa tarde.
Commentaires