top of page
  • Foto del escritorrevistalusofia

Boas-vindas ao número 10 de LuSofia

A Revista LuSofia surgiu com o intuito de oferecer um espaço de encontro e estudo da língua e cultura lusófona. Foi crescendo graças aos interesses de estudo e colaborações de muitas pessoas, e nesse caminho encontramos seres muito generosos, que contribuíram permanentemente com o projeto. A Profa. Fernanda de Sousa Tomé foi a madrinha que acompanhou com entusiasmo o surgimento da revista e promoveu constantemente sua existência. É por isso que, junto com os professores Ignacio Spina e Carla Panto, com quem iniciamos o projeto, estaremos sempre agradecidos por seu apoio, e recebemos com alegria a incorporação de Fernanda na renovação da equipe editorial, que estará conformada por ela e por mim, Graciela Vidal, nestas edições.

 

Há vários anos, três docentes do Professorado de Português (PP) da ENS “Sofia B. de Spangenberg” da Cidade de Buenos Aires na República Argentina, os professores Ignacio Spina, Graciela Vidal, e Carla Panto, sugeriram a ideia de criar uma publicação com formato digital, o projeto duma Revista semestral. A proposta buscava promover um diálogo, em português e espanhol, sobre diversos aspectos e assuntos relacionados com a língua portuguesa e as culturas diversas e múltiplas do mundo de expressão em LP, em definitiva, sobre o objeto de estudo de nossa carreira. Uma iniciativa ambiciosa que procurava um espaço próprio de comunicação e de partilha para o nosso professorado, um espaço para a produção de conhecimento, nas áreas do bloco linguístico, de Formação de professores, de Literatura e Cultura, etc. Dessa perspectiva nasceu a Revista LuSofia, uma ponte que desenhou itinerários impensados com outras instituições.

O projeto se tornou uma realidade que, aliás, já faz parte da nossa identidade institucional. Foi crescendo de edição a edição e recebemos textos, trabalhos acadêmicos, entrevistas, apresentações, etc. tanto dos nossos estudantes e professores como de outras instituições nacionais e estrangeiras. Nestes anos, orgulhosamente, vimos a nossa revista referenciada em trabalhos acadêmicos no Brasil e andando pelo mundo, graças a seu formato digital. Além do mais, hoje chegam propostas de países muito longínquos.

Com o outro projeto da nossa carreira, Debate com Mate, assumimos o compromisso de gerar um espaço de convivialidade acadêmica, em que os nossos estudantes são os principais protagonistas, mas que, como já comentamos, escalou em diferentes dimensões. Em relação à prossecução destes dois projetos do professorado de português, é necessário ressaltar que contamos com o apoio imprescindível e incondicional das autoridades institucionais.

A partir do presente número, Revista digital LuSofia Nº10, participarei na comissão de revisão e diagramação da revista, junto da profa. Graciela Vidal. Contudo, o meu vínculo com a revista é antigo e começou com a sua aparição, contribuindo pessoal e humildemente, desde o primeiro momento, e insistindo com os estudantes de aproveitar o espaço inigualável para mostrar as suas produções escritas, surgidas de reflexões, análises e leituras.

Embora troquem alguns nomes, a Revista LuSofia não muda, o seu espírito segue intocado e com a esperança de se tornar uma referência para todos aqueles que fazemos parte da comunidade de graduados, professores e formandos das carreiras de português.


Profa. Maria Fernanda de Sousa Tomé

0 comentarios

Entradas recientes

Ver todo

LuSofia 12

bottom of page