Só gratidão
- Graciela Vidal

- 15 dic 2025
- 2 Min. de lectura
Actualizado: 16 dic 2025

À medida que avançávamos no processo de edição deste número, recebemos, assim como nas edições anteriores, mensagens das pessoas que colaboram com seus artigos, que expressam gratidão e emoção ao terem a oportunidade de publicar e compartilhar trabalhos realizados com consciência, carinho e dedicação.
Essas contribuições revelam, por vezes, experiências de ensino; em outras, reflexões sociolinguísticas e culturais, além de estudos e produções acadêmicas de relevância, que enriquecem o intercâmbio de saberes. Ao longo dos anos, desde que iniciamos o projeto, recebemos trabalhos de estudantes, colegas, docentes e pesquisadores de nossa instituição, bem como de outras instituições nacionais e de diferentes lugares do mundo. Mais uma vez, sinto-me profundamente emocionada e agradecida.
Nesse sentimento sincero de gratidão, gostaria de agradecer, em primeiro lugar, ao professor Ignacio Spina, idealizador da revista. Seu projeto generoso foi concebido como um espaço de divulgação e de compartilhamento de conhecimentos entre os integrantes da comunidade de estudos da língua e da cultura lusófona. Agradeço também à professora Carla Panto, que, junto com Ignacio e comigo, integrou a primeira equipe editorial em 2015 e que dará continuidade a esse projeto a partir da edição de 2026, ao lado da professora Andrea Dayan, a quem igualmente agradeço pelo interesse e disponibilidade em trabalhar na revista.
Um agradecimento muito especial à professora Fernanda de Sousa Tomé, que, desde o primeiro número, foi uma colaboradora indispensável — uma verdadeira “madrinha”. Sua atuação constante no incentivo e na divulgação da revista foi fundamental, e, a partir de 2022, passou a integrar a equipe editorial junto comigo. Sua forma de trabalhar é, sem dúvida, inspiradora.
Agradeço também às autoridades e ao conselho diretivo da “Escuela Normal Superior en Lenguas Vivas Sofía B. de Spangenberg” , que apoiaram a criação e a publicação da revista ao longo de todos esses anos.
Por fim, agradeço imensamente a cada pessoa que colaborou com a revista, seja enviando suas produções, realizando consultas e sugestões ou participando de alguma forma desse projeto coletivo. Da mesma maneira, continuarei colaborando, agora do outro lado das páginas.
Com amor,
MUITO OBRIGADA!
Graciela Vidal




Cara Graciela, muito obrigado pelas suas palavras tão generosas! A LuSofia foi uma alegria enorme para mim. Nada disso teria sido possível sem o compromisso, o trabalho e a sensibilidade de pessoas como você e de toda a equipe. :)