No número 12º da Revista digital LuSofia queremos compartilhar com os nossos leitores, uma notícia de grande importância para a nossa instituição e para o nosso Professorado de Português: a chegada da Leitora Camila de Souza Santos, cuja presença está destinada a dar apoio e colaboração ao Curso Superior de Formação de Professores do SBS. Podemos, então, com muito júbilo, informar que a partir de meados deste ano contamos com um LEITORADO BRASILEIRO NA ESCOLA NORMAL SUPERIOR SOFÍA ESTHER BROQUEN SPANGENBERG.
A equipe editorial dá as boas-vindas à Leitora Camila de Souza Santos e deseja que tenha muito sucesso na sua tarefa que já iniciou com muito impulso.E, em nome da instituição, agradecemos à Prof. Fernanda Ricardo Campos e aos representantes culturais da Embaixada do Brasil que fizeram possível o acordo de colaboração para trabalhar juntos na difusão da língua e cultura lusófona.
A Leitora redigiu um artigo para publicar em LuSofia que descreve em que consiste o Programa do Leitorado, a forma em que se fez a seleção, as suas habilitações académicas e as expectativas e planos que orientarão o seu trabalho.
Também no presente número apresentamos vários eventos organizados por nosso Departamento de Português que ultrapassam o plano curricular e que enriquecem a formação dos futuros professores. Destacamos, aliás, que as atividades propostas atravessam diversos níveis de ensino da nossa instituição e incluem a comunidade do “Lenguitas”. No marco do Projeto Cultura em Movimento do Curso Superior de Formação de Professores de Português foram organizados dois eventos. No dia 5 de maio, dia da Língua Portuguesa, um Sarau e no dia 23 de junho celebramos as Festas Juninas. A estudante Natalia Perrotat apresenta duas resenhas detalhadas de ambas as atividades, ilustradas por fotografias.
A professora “adscripta” à cátedra de Cultura dos Povos de Fala portuguesa I, Ana Clara Garritano, relata por um lado, a experiência da leitura de poesia escrita por mulheres da África e da Ásia, em LP, no Sarau antes mencionado e pelo outro, como proposta didática, o posterior trabalho feito com crianças do ensino primário que tem PLE, a partir dos poemas lidos pelos alunos do professorado.
A controvérsia em torno à abordagem e ensino da norma culta, a língua em uso e a consideração pelas variedades linguísticas foram temas desenvolvidos pela Profa. Giselle Nunes de Castro no trabalho que apresentou nas "XI Jornadas de Educación y Traducción", no Lenguas Vivas Sofía B. de Spangenberg", que é compartilhado nesta edição da revista.
A Profa. Eleonora Fernández desenvolve uma análise do conto "Francisca" do escritor brasileiro Rubem Fonseca. Faz uma abordagem gramatical, discursiva e cognitiva que possibilita a compreensão da construção lógica dos fatos narrados desenvolvida pelo autor. Este trabalho também foi apresentado nas "XI Jornadas de Educación y Traducción", em 12 de setembro de 2023, no Lenguas Vivas Sofía B. de Spangenberg".
A aluna Mariela Palmieri faz uma interessante apresentação sobre a Multimodalidade Discursiva na atividade oral e escrita, que serve para levar em conta na hora de interpretar textos literários ou no uso de materiais didáticos autênticos em sala de aula.
Convidamos docentes, graduados e estudantes dos cursos de formação de professores de português e de outras línguas a apresentarem ensaios, textos acadêmicos, propostas didáticas, e reflexões, para promover o espaço da Revista LuSofia com o dinamismo que o caracteriza e para manter o lugar de referência que significa esta publicação nas nossas instituições.
As normas para publicar encontram-se no seguinte LINK.
Agradecemos o apoio e colaboração que recebemos em cada publicação e desejamos uma leitura proveitosa.
Profa. Maria Fernanda de Sousa Tomé
Profa. Graciela Vidal
Comments