top of page
  • Foto del escritorrevistalusofia

BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

A apresentação realizada pela cátedra de Cultura da "ENS en Lenguas Vivas Sofía B. de Spangenberg", a cargo da Profa. Fernanda de Sousa Tomé, no dia 7 de setembro, foi interessante, colaborativa e participativa. Os alunos e alunas contextualizaram os acontecimentos e os principais atores da independência do Brasil, desvendando mitos e verdades junto com os convidad@s.

 

BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL Aula Aberta

Por: Denize de Souza, Andrea Gimenez, Ezequiel Moscato, Jeison Orozco, Andrea Volpe, Ana Clara Garritano e Fernanda de Sousa Tomé


Relatório por: Cecilia Duek



No dia 7 de setembro, na "ENS en Lenguas Vivas Sofía B. de Spangenberg", foi organizado um evento pelo Bicentenário da Independência do Brasil. Realizou-se uma aula aberta e debate sobre as especificidades da independência, os mitos e verdades. O evento foi organizado pelos alunos da cátedra de Cultura, a cargo da professora Fernanda de Sousa Tomé e contou com a presença de docentes, alunos e da Leitora do Brasil em Buenos Aires, Fernanda Ricardo Campos.


Para começar, um dos alunos apresentou uma enquete virtual que consistia em enviar pelo celular palavras referentes à Independência do Brasil, que logo apareciam numa tela grande da sala. As palavras enviadas eram anônimas, e a mais sugerida foi: “liberdade”.


A continuação, os alunos apresentaram as diferentes revoluções que antecederam à independência do Brasil, no dia 7 de setembro, segundo relata a história. A primeira revolta apresentada foi a Inconfidência Mineira. A aluna Andrea Volpe fez um relato muito interessante e informativo. Depois disso, o aluno Jeison Orozco, apresentou a Conjuração Baiana, ou Revolta dos Alfaiates, e explicou as diferenças sociais que teve com a mineira: no caso da Bahia, o povo estava mais comprometido na luta pelos valores de igualdade, por ter maior população ainda escravizada. Ele foi muito organizado e expositivo na hora de falar. Por último, foi apresentada a Revolução Pernambucana pela aluna Andrea Giménez. Foi muito interessante entender esses antecedentes da independência do Brasil, que fazem parte de um processo longo e complexo.


Depois de falar sobre as revoltas que antecederam à independência, a aluna Denize de Souza Rodrigues falou sobre a corte portuguesa e os interesses envolvidos com os ingleses, tanto comerciais, como estratégicos. Por esse motivo, a coroa decidiu viajar e ficar no Brasil. Esses fatos geraram debates entre os presentes, e várias professoras e alunos opinaram sobre aquilo.


Depois dos debates, o aluno Ezequiel Moscato e a professora colaboradora Ana Clara Garritano convidaram os assistentes a participar de um quiz sobre os Mitos e Verdades dos fatos da Independência do Brasil, foi muito divertido e proveitoso.

Finalmente houve um sorteio de livros e um coquetel com bolos enfeitados com as cores da bandeira do Brasil e refrigerantes. Tudo foi muito bonito e decorreu num ambiente familiar.






Clique na imagem para ver o portfólio da experiência.




0 comentarios

Entradas recientes

Ver todo
bottom of page