top of page
  • Foto del escritorCarla Panto, Ignacio Spina e Graciela Vidal

Relatos de uma reviravolta no enredo


Somos todos escritores, só que alguns escrevem e outros não.

José Saramago


Buenos Aires, 1 de dezembro de 2017


Circulavam as comunicações em diversos canais: eram dias de convocatória à submissão de artigos para a terceira edição da revista LuSofia. De diferentes espaços e contextos, os profissionais interessados enviavam seus materiais para participar da publicação. Foi numa reunião da comissão acadêmica que esta história deu uma reviravolta.


A narrativa situa-se no bairro de Palermo, na Cidade de Buenos Aires. Analisando os conteúdos recebidos para a terceira publicação encontramos algo inesperado. Dentre os materiais que tínhamos no momento, contávamos com uma entrevista ao autor angolano José Eduardo de Agualusa feita pelas professoras Fernanda de Sousa Tomé e Alejandra Fazzito. Em simultâneo, queríamos compartilhar as memórias dos encontros com o escritor moçambicano Mia Couto e com o autor português José Luís Peixoto no contexto do curso de formação de professores de português da ENS Lenguas Vivas “Sofía Spangenberg”.


Ora, como manter o equilíbrio dos materiais em uma revista destinada a professores de português, havendo uma forte impronta de aspectos ligados à literatura contemporânea? Foi na mesma época que recebemos o convite do Instituto Camões de Buenos Aires para participar do encontro com a contadora de história madeirense Sofia Maul. Generosidade por parte da narradora e da organização do evento a cargo da então leitora de Portugal, Dra. Irma González, estudantes das disciplinas Língua Portuguesa 3 e 4 conseguiram fazer uma riquíssima entrevista íntima prévia ao encontro.


Nosso enredo tinha dado uma evidente reviravolta: três escritores e uma contadora de história. Angola, Moçambique, Portugal continental e ultramarino. Quatro literatos com diferentes olhares que permitiam compartilhar uma brevíssima -porém, muito rica- fotografia da literatura contemporânea em língua portuguesa.


A decisão tornou-se clara: o número três da LuSofia era conveniente para inaugurar 2018, enquanto um excelente desfecho de 2017 seria oferecer aos nossos leitores um dossier de Literatura. Nossa primeira edição especial dedicada a um assunto específico com conteúdos elaborados por docentes e estudantes do curso de formação de professores de português da ENS Lenguas Vivas “Sofia Spangenberg”.


As publicações presentes nesta edição especial resultam inspiradoras, não só para quem é amante da cultura dos povos de língua portuguesa, mas também para quem já pensou alguma vez escrever, criar e contar mundos de ficção. Não será difícil ao leitor empatizar com as vivências dos autores entrevistados, que deixam em evidência que, por trás de um grande literato, há apenas uma alma e, portanto, por trás de cada alma há provavelmente um grande escritor. Afinal, como afirma Saramago, todos somos escritores e, nesta edição especial, queremos vivenciá-lo.

0 comentarios

Entradas Recientes

Ver todo

LuSofia 12

bottom of page