top of page
  • Larissa da Silva e Sofia Lebron

O lúdico e as entonações na sala de aula

Entonação, pronúncia, ênfase, silêncios... O estudo contextualizado da fonologia fornece os futuros docentes das ferramentas necessárias para que o trabalho nas aulas seja dinâmico, interessante e os alunos possam assimilar os sons da língua portuguesa. Neste artigo as alunas da ENS en Lenguas Vivas “Sofía Spangenberg”, explicam e expõem num vídeo atividades desenvolvidas no marco da matéria Fonologia e Práticas de Laboratório III para atingir esses objetivos.

 

Trabalhando com o lúdico e as entonações na sala de aula

Por Larissa da Silva e Sofia Lebron


No percurso do Professorado de Português o aluno precisa aprender todo tipo de arte como: a narração de histórias ou o teatro. Mas, para isso é necessário pôr em prática as diferentes entonações, tons de voz, ênfases, entre outras coisas.


Alguns dos assuntos estudados no Laboratório de Fonologia III são:


1) Movimentos do rosto e do corpo.


2) Entoação:

a) Ascendente: Transmite alegria ou surpresa.

b) Descendente: Transmite tristeza.

c) Linear: Transmite objetividade.


3) O tom da voz deve ser grave: transmite segurança.


4) Pausa: usada para marcar a importância dentro do discurso. Fazer uma breve pausa cada vez que o locutor está por comentar a informação mais relevante, sem exageros, porque senão dá no entender que o outro não entende o que está sendo dito.


5) Volume: Intensidade média.


6) Ênfase nas pretônicas: Transmite entusiasmo.

i) duração curta: transmite objetividade.

ii) duração longa: transmite subjetividade.

A teoria é importante para entender a importância do silêncio e do volume no momento em que se trabalha com as crianças.


No laboratório de fonologia III os alunos põem em prática a teoria em diferentes TP. Neste caso fez-se uma representação do conto “A Chapeuzinho Vermelho”, onde a aluna Sofía Lebrón trabalhou com os cincos sentidos: a visão, o olfato, o paladar, a audição e o tato.

Por outro lado, a aluna Larissa da Silva trabalhou com a narração de um trecho do livro “O Pequeno Príncipe”, com o intuito de enfocar os sentimentos e explicar o significado da palavra “cativar” e demonstrar o quanto essa ação é importante.


0 comentarios

Entradas Recientes

Ver todo
bottom of page