Evento do dia 13 de Maio
- Damaris Soquere e Casandra Canelo
- hace 3 días
- 2 Min. de lectura
Por Damaris Soquere e Casandra Canelo*

No dia 13 de maio de 2025 houve um evento no curso superior de formação de professores, Profesorado en Portugués da ENS en Lenguas Vivas "Sofía Spangenberg". A temática do evento foi a “Comemoração do processo da abolição da escravidão do Brasil” realizados pelos projetos “Cultura em Movimento” e “Debate com Mate” que se compõe por estudantes e professores de língua estrangeira que esse día estiveram presentes.
Os integrantes dos projetos do professorado elaboraram convites digitais que compartilharam pelas redes sociais para toda a comunidade. Além disso, naquele dia, as alunas do último ano do ensino fundamental apresentaram um vídeo feito anteriormente com sua professora Máscima Palácios. Nele, as estudantes demonstraram o significado de muitas palavras de origem africana, por exemplo, “macumba” (religião/instrumento musical), “cachimbo”(instrumento para fumar tabaco).
Por outro lado os estudantes do primeiro ano, do curso superior de formação de professores de português realizaram uma exposição sobre os Abolicionistas como: Luís Gama, Maria Tomásia Figueira Lima , André Pinto Rebouças, entre outros. Como parte da programação eles também compartilharam um lanche coletivo, para o qual os alunos e professores levaram alguns alimentos doces e salgados.

Uma vez ja finalizado o lanche, iniciaram um debate sobre a cultura brasileira e a discriminação. Finalmente a professora de teatro, Ana Terra Leme, propôs fazer uma atividade com os alunos e professores. Juntos dançaram com o acompanhamento da canção “As camélias do Quilombo do Leblon”. Essa foi uma roda com palmas e cantos, para conhecer o significado do “ Quilombo do Leblon”, que foi local de resistência de escravos que abrigava fugitivos e promovia reuniões e eventos abolicionistas.
O evento organizado pelos professores e estudantes do Professorado foi oportuno para conhecer ainda mais a cultura e história do Brasil. A reflexão e debate que surgiram no dia 13 de maio põe em questão o processo de abolição, a memória, os direitos humanos e a comemoração da resistência da população escrava.
É importante que os professores possam realizar atividades para comemorar as datas significativas.
*Damaris Soquere e Casandra Canelo são estudantes do Curso Superior de Formação de Professores da ENS en Lenguas Vivas "Sofia B. de Spanganberg"
Comments